Ad Details
Ad ID: 31498
Added: 1 de março de 2021
Sale Price: R$ 100
Condition: Brand New
Location: Brasil
State: Paraná
Views: 925
Video
Description
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
A construção civil é um dos principais motores da economia, possuindo a capacidade de
empregar milhões de trabalhadores. Em tempos de crise econômica, ela vem apresentando
crescimento, ainda que abaixo do esperado e desejado. Segundo Tiago Araújo, repórter do Diário
do Aço, a indústria da construção civil está em franca recuperação, com a melhora nos índices de atividade e do número de empregados. Isto é demonstrado na recente Sondagem Indústria da Construção, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (CEI-Construção) tem apresentado alta e ultrapassa os 50 pontos, que separam a confiança da falta de confiança. Não por acaso, este é um mercado muito dinâmico, em que as condições de operação mudam com frequência.
A SGA que você e seu grupo devem considerar descreve o caso de duas empresas locais de
construção civil, de porte médio, que, embora concorrentes, não atuam com grande rivalidade no mercado, e, em função da chegada de um grande player nacional ao seu mercado local, decidiram juntar forças e constituir uma empresa única. Estas duas empresas possuem características estruturais diferentes. A primeira é familiar, tradicional, verticalizada, com forte orientação para valores, rígida em seus compromissos legais e tributários, focada no mercado de construções horizontais para o comércio, embora também atue na área residencial, porém, com menor intensidade. A segunda, é uma organização um pouco mais moderna, mais flexível, com muitas conexões políticas na cidade, que atua preferencialmente na construção de prédios residenciais, embora também atue no mercado para prédios comerciais.
Como você e seu grupo podem imaginar, a integração não será nada fácil, porém, é muito
necessária pois, sozinha, nenhuma nem outra conseguiria sobreviver às ações do novo concorrente. Já foi diagnosticado que a nova empresa constituída precisará inovar em processos e produtos, considerar as questões tributárias, além de harmonizar missão, visão e valores. Apesar da sociedade ter como melhor motivo para acontecer a maior disponibilização de recursos, financeiros, gerenciais e pessoais para o negócio, deve haver sincronização e sintonia entre seus componentes a fim de que os objetivos sejam alcançados.
2. Agora, é com vocês! Você e seu grupo, atuando como consultores, ajudarão a nova empresa nesta árdua tarefa de integração.
Passo 1 – A nova construtora precisará estar atenta à necessidade de manter-se em um estado de inovação constante para que possa continuar competitiva, mesmo diante das contingências que se apresentam na prática empresarial. Sua equipe deve apresentar aos executivos da nova empresa as características do Método Canvas, justificando porque ele é importante para uma empresa e deve conceituar o diferencial competitivo. Ademais, sua equipe deve conceituar os tipos de inovação que podem ser praticados, e apontar qual ou quais os tipos mais indicados para a empresa, considerando suas características particulares.
Passo 2
É sabido que o uso correto da palavra foi fundamental para o amadurecimento da racionalidade
grega e, consequentemente, para a cultura ocidental, pois somos herdeiros desta maneira de ver o mundo. Nesse contexto, o uso público da palavra na ágora permitiu o debate de posições contrárias evocando o respeito ao diferente que, embora rival, jamais se caracterizaria como inimigo. Daí a sua importância na constituição não só das leis atenienses como também do surgimento da própria Filosofia, enquanto fomento de debate e busca da verdade.
Na mentalidade grega havia espaço para a agonística e essa se apresentava como um elemento desafiador e propulsor de novas perspectivas à medida em que permitia o lapidar de
posicionamentos subjetivos, sinalizando para um comprometimento com a verdade e com o bem da pólis mais do que com a preservação de uma imagem pessoal.
Nesse sentido, solicitamos que vocês pesquisem acerca da dialética – uma metodologia indicada por Sócrates e compartilhada por Platão, dentre outros filósofos –, e busquem mostrar como ela se fará importante para que as empresas em fusão superem os antagonismos próprios de cada instituição e se voltem para o bem comum numa perspectiva não somente econômica, mas também de comprometimento com o que é justo, bom e aceitável. Em suma: descrevam o que é dialética e como ela pode contribuir para uma fusão menos traumática e mais harmônica. em 15.dez.2020).
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked. *