BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÂO DE EMPRESAS 5º/6º SEMESTRE “RETRATO DA REAL BELEZA. 2020-2. (66) 9.9694–5762.

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Detalhes do Anúncio

Descrição

Prezados alunos,

Sejam bem-vindos a este semestre!

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática: “Do

conceito ao lançamento de produtos”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem

interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

• A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos (equipes).

• O trabalho deve ser postado na pasta específica (na pasta atividades interdisciplinares) obedecendo ao prazo limite de postagem conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.

• É importante que você e sua equipe leiam os materiais disponíveis das disciplinas do semestre;
• Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembrem-se de que a Biblioteca Virtual tem excelentes obras que tratam dos temas propostos – a pesquisa é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho;

• A Produção Textual deverá ser desenvolvida inteiramente dentro das Normas da ABNT – Capa, Folha de Rosto, Sumário, Desenvolvimento, Conclusão, Referências etc.

Leitura e interpretação da SGA

Para atingir os objetivos desta produção textual, vocês deverão seguir as instruções voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nesta produção textual deverá então ser considerado o caso hipotético “Retratos da Real Beleza”, pensado a partir do texto adaptado da reportagem “Como nasceu o viral Dove Real Beleza feito por brasileiros”. Disponível em: https://exame.com/marketing/como-nasceu-o-viral-dove-real-beleza-feito-por-brasileiros/. Acesso em: 22 jul. 2020.

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

Retratos da Real Beleza

Mirela Portugal (26 jun. 2013)

A campanha Retratos da Real Beleza, da Dove, conquistou um sucesso poucas vezes visto na

propaganda mundial. É o vídeo publicitário mais assistido da história do YouTube e já supera 164

milhões de acessos, além de ser vencedor do prêmio principal do Festival de Cannes 2013, o Grand

Prix. A campanha foi promovida antes nos EUA, no Canadá, na Austrália e no Brasil. Com o sucesso

nas primeiras 24 horas, foi traduzida para outras 25 línguas e lançada em 45 canais regionais da marca

no YouTube.

O objetivo não era aumentar a receita com a venda de produtos. Mas, sim, gerar uma aproximação e relacionamento com todas as mulheres. Para isso, a Dove passou a sempre mostrar em suas peças mulheres reais, que não necessariamente fazem parte do que é considerado como padrão de beleza.

Como explica Ricardo Honegger, diretor de contas da agência. “A peça transformou-se numa experiência social, com um conceito ao mesmo tempo simples e verdadeiro. É fato que as mulheres do mundo inteiro têm em comum a autocrítica excessiva. Descobrimos numa pesquisa de mercado global que apenas 4% sentem-se seguras em relação à sua aparência”. Recebemos o pedido de resgatar o conceito da ‘Real Beleza’, uma assinatura forte da Dove, conta Honegger. Segundo o diretor, os criativos receberam liberdade total na escolha de mídia e formato, e a escolha foi priorizar a internet. Com a aprovação do cliente, uma equipe enxuta teve pouco mais de três meses para criar toda a ação, um prazo curto para uma empresa global, destaca.

No vídeo, o artista forense americano Gil Zamora faz retratos-falados das mulheres com base na sua autodescrição, e depois de acordo com o testemunho de terceiros, “O que vou levar comigo

é a reação emocionante que elas tiveram ao ver seus retratos pendurados lado a lado. Eu acho que muitas dessas corajosas mulheres perceberam que tinham uma percepção distorcida de si mesmas

que afetou parte de suas vidas significativamente” (Gil Zamora, um artista forense treinado pelo FBI). Veja o seu relato em: https://www.youtube.com/channel/UCNWifvx-E-Y7Nykr5feg-Vw

O comercial conseguiu mostrar, com sensibilidade, que todas as voluntárias se enxergavam de uma maneira pouco generosa. Assista à versão estendida do documentário Dove Retratos da Real Beleza:

Se preferir, disponível em:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=7&v=Il0nz0LHbcM&feature=emb_logo. Acesso em: 22 jul. 2020.
Agora, é com vocês!

A partir da Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) “Retratos da Real Beleza”, do caso de sucesso Dove, é possível perceber como uma marca pode se destacar em relação às demais quando sabe utilizar seus produtos e/ou serviços para melhorar a experiência de seus consumidores, aumentando o relacionamento com eles. No entanto, para que isso se torne realidade, é necessário um planejamento prévio, para que a empresa conheça quem é o seu potencial cliente, quais são as suas expectativas e de que maneira ela pode solucionar os seus problemas.

Por isso, esta atividade tem o propósito de inserir você e seus colegas no contexto do marketing! Como faremos isso? Imagine que vocês façam parte do Time de Marketing de uma empresa de Cosméticos localizada em sua região. O time tem a missão de lançar uma nova linha de produtos Skincare (cuidados com a pele), no segundo semestre de 2020.

No entanto, é imprescindível que seu time esteja atento a alguns aspectos e requisitos solicitados pela diretoria da empresa:

▪ Os prós e contras da pandemia da Covid-19, em 2020, para o lançamento da linha de produtos Skincare;

▪ Utilização de temas relevantes para o público-alvo (por ex: sororidade – união e aliança entre mulheres, empoderamento, igualdade de gênero, diversidade etc.);

▪ Viabilidade de divulgação e distribuição visando maior engajamento e relacionamento

com os clientes.

Todas as atividades a serem desenvolvidas encontram-se detalhadas a seguir. Lembrem-se de utilizar todas as informações dadas a vocês na SGA para atender aos exercícios propostos:
Dados sobre o negócio

A) Faça a descrição da empresa. Você pode utilizar uma empresa já existente em sua região ou fictícia. No entanto, a linha de produtos deve ser criada por você, integrante do Time de

1) Em qual região está localizada a empresa? Quais são as regionalidades (particularidades)?

2) Breve histórico da empresa.

3) Nome da marca – nome da linha de produtos Skincare (recomenda-se que este item seja desenvolvido após a etapa de elaboração do conceito dos produtos).

4) Descrição sucinta dos produtos (ou do produto principal) a serem lançados (recomenda-se que este item seja desenvolvido após a etapa de elaboração do conceito dos produtos).

5) Público-alvo (quais são os temas relevantes, por exemplo: sororidade, empoderamento, igualdade de gênero, diversidade) – isso ajudará na construção da comunicação do seu produto e imagem da empresa.

Conhecendo o mercado e o setor de atuação

B) Pensando no item 5 (Público-alvo), será necessário desenvolver uma pesquisa de potencial de mercado. Ela auxilia você a conhecer o número de clientes (público-alvo) que comprarão os seus produtos e quantos permanecerão comprando dos concorrentes, mensurando assim o volume das vendas total compartilhado entre os concorrentes nesse segmento. Para desenvolver essa pesquisa, siga os passos a seguir:

• Defina os objetivos de sua pesquisa para a nova linha de produtos Skincare. Para começar, é necessário se perguntar quais são os objetivos de sua pesquisa, os motivos ou as necessidades pelas quais você decidiu realizá-la.

• Defina o público-alvo do estudo de mercado. Nenhuma pesquisa pode ser feita sem que o público-alvo esteja bem delimitado, por exemplo: Homens, de 25 a 35 anos, que trabalham com marketing digital e/ou tecnologia em geral. LEMBRE-SE: os temas relevantes influenciarão na definição do seu potencial público-alvo.
• Decida o método. É hora de decidir qual método você usará para coletar os dados. Enquetes on-line?; Observação?; Entrevistas?; Questionários? Faça um esboço de como será o seu instrumento e explique o motivo da escolha a partir do objetivo da pesquisa.

• Estude os concorrentes. Na pesquisa de mercado, o estudo dos concorrentes é parte fundamental, por isso, apresente três concorrentes diretos e três concorrentes indiretos.

Quadro 1 – Estudo da concorrência
Concorrentes Diretos Concorrentes Indiretos Motivo

Fonte: elaborado pelos autores.

Desenvolvendo o conceito de produto e o mix de marketing

C) A partir da decisão de lançar a nova linha de produtos de cuidados com a pele, você deve apontar para o seu time de marketing qual é a sequência do processo de desenvolvimento de novos produtos, descrevendo o passo a passo.

1) Sua equipe de marketing já realizou boas pesquisas até aqui! Conforme explica Castro (2019), nosso cérebro vasculha dados na memória e cria associações entre eles. Quanto mais dados, mais chances de surgirem conexões inusitadas e ideias criativas. Cada novo conhecimento é como um ingrediente extra. Com mais opções, dá para criar mais receitas novas. Devorar cultura agrega valor ao banco de dados do cérebro e aumenta as chances de recombinações criativas.

A geração de ideias em conceitos ocorre constantemente. O time de marketing do qual você faz parte precisa transformar ideias em conceitos de produtos para a linha Skincare da empresa de cosméticos. Para isso, utilize o modelo proposto por Slack (1996), descrevendo a forma, função, objetivo e benefícios globais dos produtos, para que, posteriormente, sejam avaliados pela organização e colocados à venda.
Você deve fazer esse exercício com seu time para pelo menos três ideias de produtos relacionados a cuidados com a pele que integrarão a nova linha Skincare da empresa.

Figura 1 – Transformação da ideia em conceito (SLACK, 1996)

Fonte: Santos, Ferreira e Piaia (2004, p. 3).

IMPORTANTE: com os conceitos desses produtos da linha Skincare definidos você terá mais subsídios para desenvolver as próximas etapas.

2) Agora, chegou o momento de alertar o time sobre a possibilidade de aproveitar as embalagens da nova linha de produtos como um atributo que agregue valor. Portanto, oriente-os sobre as ações que a embalagem pode cumprir como uma ferramenta do marketing.

A criação de uma embalagem ilustrativa não é obrigatória, mas enriquecerá o seu trabalho e é um exercício de criatividade que ajuda a tangibilizar o conceito dos produtos em lançamento.

3) Você deve apresentar ao seu time informações a respeito do processo de adoção do novo produto e uma estratégia de marketing para acelerar o trajeto que os clientes fazem por cada uma de suas etapas, de forma a tornar este processo mais rápido.

4) Outra orientação que você deve dar ao time é sobre os níveis de canal que poderão ser utilizados, bem como os graus de concentração possíveis, exemplificando-os no contexto da empresa de cosméticos para a nova linha de produtos Skincare.
5) Você também deve indicar ao seu time o que deve ser considerado na estratégia de preço-alvo, que é considerada a mais adequada para o lançamento da nova linha de produtos.

6) Para uma empresa ser competitiva e se destacar no mercado é preciso que ela conheça o seu público- alvo. Estudar o comportamento do consumidor tem o objetivo de saber o porquê, quando, como e onde as pessoas compram, ou mesmo porque elas decidiram não adquirir determinados produtos ou serviços. Todo esse processo de compra envolve fatores emocionais, sociais e econômicos. Portanto, conhecer e compreender o processo de tomada de decisão das pessoas é crucial para desenvolver a vantagem competitiva.

Por isso, seu time de marketing deverá desenvolver os possíveis fatores influenciadores no comportamento do consumidor da nova linha de produtos Skincare. Complete o quadro a seguir com, no mínimo, três elementos que podem influenciar o comportamento do consumidor. Desenvolva ainda ações para potencializar ou neutralizar esses fatores.

Quadro 2 – Fatores influenciadores no comportamento do consumidor

Fonte: elaborado pelos autores.
7) Agora que a empresa já conhece os principais fatores que poderão interferir no comportamento de seus consumidores, oriente seu time sobre qual deve ser o resultado esperado em relação às vendas e lucratividade nas duas primeiras fases do ciclo de vida dos novos produtos desenvolvidos para a linha Skincare, bem como os tipos de estratégia para cada uma delas.

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