Tudo o que você precisa saber sobre Social Selling e quais benefícios ele traz para sua marca

elievelton 23 de agosto de 2021 Nenhum comentário

Tudo o que você precisa saber sobre Social Selling e quais benefícios ele traz para sua marca

O social selling é uma das metodologias mais modernas de vendas. Criada nos Estados Unidos, ela surgiu amparada pelas redes sociais e aplicativos de mensagens. Em contraste com métodos tradicionais, no social selling a venda é baseada no relacionamento de longo prazo.

Entender esse conceito é simples. Imagine um vendedor de uma loja de roupas. Sempre ofegante, ele vive convencendo os clientes a comprarem seus produtos. 

Muitas vezes a abordagem é ríspida ou insistente. Afinal, ele precisa bater metas. Por outro lado, muitos clientes ficam assustados, e até mesmo evitam entrar na loja.

Com o social selling ocorre o oposto. Por meio das redes sociais ou aplicativos como o WhatsApp, uma empresa ou até mesmo um vendedor autônomo consegue promover a melhor relação com o cliente.

Dessa forma, esses empreendimentos têm a oportunidade de ficarem ainda mais próximos do público-alvo. O que resulta em novas vendas e maior lucro.

Como aplicar o social selling como ferramenta de marketing

A melhor maneira de aplicar o social selling é reconhecer que tipo de cliente se relaciona com cada empresa. Por isso, utilizar uma ferramenta de CRM, por exemplo, é muito eficaz. 

Ela permite que um negócio tenha acesso a todas as informações de um cliente. Além disso, é possível ainda verificar o seu comportamento de compra, e qual é a rede social ou aplicativo de mensagem favorito dele.

Somente após ter acesso a todos esses dados, uma empresa tem o suficiente para planejar a sua estratégia de social selling. Afinal, sem reconhecer quem consome seus produtos e serviços, é impossível aplicar essa metodologia inovadora de vendas no dia a dia.

Fundamentos para um bom social selling

O social selling possui algumas premissas. A primeira é tentar, sempre que possível, personalizar a relação com o cliente. Como essa metodologia de venda tem foco em relacionamentos de longo prazo, é fundamental que cada consumidor da marca se sinta único.

Outro ponto importante para o social selling é saber qual é o momento de compra do cliente. Uma agência de turismo, por exemplo, ao interagir pelas redes sociais e aplicativos de mensagens, necessita saber se o cliente ainda está para decidir o destino ou se já deseja fechar um pacote.

Baseado nessa informação, a empresa tem a brecha desejável para aplicar o social selling com maior sucesso.

Como usar o social selling para sua marca

É necessário entender qual a melhor rede social para trabalhar a sua marca por meio do social selling. Se a sua empresa tem foco no segmento B2B, não faz muito sentido investir em engajamento no Instagram, por exemplo.

O ideal, nesse caso, é tentar construir esses relacionamentos em ambientes virtuais mais favoráveis, como o Linkedin.

Nesta plataforma, uma empresa do segmento B2B tem a oportunidade de trabalhar com leads qualificados nos cargos de gerência e direção. Por outro lado, se a sua empresa tem foco no varejo, investir em plataformas como o Instagram, e interagir com os clientes na área de comentários ou via direct message é uma excelente escolha.

Social selling não é spam

O social selling oferece muitos benefícios para as empresas e permite que elas se tornem ainda mais próximas de seus clientes. Entretanto, usar os aplicativos de mensagens para bombardear os clientes é um dos maiores erros que um negócio pode cometer ao aplicar o social selling.

É preciso, como o nome indica, ser sociável com as pessoas. O processo de venda deve ser uma troca saudável entre o cliente e a empresa.

Portanto, o social selling tem muito mais a ver com uma conversa baseada em ajuda mútua do que uma simples venda direta.