ESTÁGIO SUPERVISIONADO BACHARELADO EM Ciências Contábeis .“ Plano de Trabalho – Covid 19”. 2020-2. (66) 9.9694–5762.

1 of
Anterior Avançar

Detalhes do Anúncio

Descrição

Prezado aluno (a),

O texto apresentado a seguir foi retirado do Livro Digital: Manual do Futuro Profissional da Contabilidade (2016), produzido pelo Conselho Regional de Contabilidade do estado do Paraná.
“Contador é o profissional da contabilidade bacharel em Ciências Contábeis. Ele está capacitado, habilitado e possui o conhecimento necessário sobre assuntos econômicos, financeiros, tributários, organizacionais e comportamentais para direcionar as conclusões da lógica contábil, sempre respaldado por princípios e normas técnicas dando espaço à propalada interpretação da condição, qualidade e valor do patrimônio. Mais do que apenas registrar os atos e fatos dos gestores das empresas, ele deve nortear os empreendimentos e ajudar a administração a manter o negócio na rota prevista. Para desempenhar essas funções com a máxima competência, sua formação deve conter noções sólidas de finanças, economia e gestão e, também, de ciências humanas, ética e responsabilidade social. (Acesso em
22 de julho de 2019, (https://www.crcpr.org.br/new/content/download/2019_03_29_manual_futuro_ profissional.pdf).

Partindo da leitura do texto apresentado acima, podemos observar que os horizontes da contabilidade vão além da simples elaboração de relatórios contábeis obrigatórios, eles simplesmente extrapolam os “limites” físicos da empresa, impactando, em algum momento, na sociedade e no meio que se apresentam.

A realização dessa atividade proporcionará uma visão mais ampla sobre os horizontes da atuação do profissional Contábil.

Serão quatro atividades para desenvolver o seu aprendizado e aproxima-lo da realidade profissional. A aprovação na disciplina de estágio está condicionada:
a) A entrega correta, ou seja, desenvolver as atividades de acordo com as questões e orientações apresentadas.

b) Além do cumprimento do critério descrito na letra “a”, a aprovação na disciplina de Estágio
dependerá da realização de todas as atividades propostas.

c) Referenciamento obrigatório das fontes pesquisadas, bem como a sua devida citação na construção das respostas às atividades apresentadas (OBRIGATÓRIO).
Há bastante tempo dois amigos que atuam como gerentes de loja cogitam a possibilidade de unirem-se ao redor da realização de um empreendimento conjunto: abrirem seu próprio negócio. Ambos já possuem MBAs na área de gestão financeira, comercial e de pessoas.
Sempre tiveram a consciência de que se quisessem mesmo abrir um negócio precisariam ter o capital de giro para suportar os primeiros meses de vida do empreendimento.
No plano de trabalho o negócio será inaugurado dentro de 30 dias em um novo Shopping na cidade onde os amigos residem. Como se trata de um novo espaço comercial, lhes foram oferecidas vantagens muitos atrativas durante os dois primeiros anos de contrato para que eles possam abrir sua empresa.
Bem, como dissemos anteriormente, os futuros sócios possuem conhecimento de gestão e bastante experiência, mas isto não é tudo quando o assunto é empresa. Eles sabem disso e lhe procurou para receber orientações a respeito dos principais pontos envolvendo a abertura e a análise dos primeiros movimentos da empresa. Seu desafio enquanto contador é o de assessorá-los, portanto, caberá a você orientá-los em relação aos seguintes aspectos:
• Como será estruturado o patrimônio da empresa que eles estão constituindo quando esta começar a operar? O que eles estarão visualizando, por exemplo, no Balanço Patrimonial e na Demonstração do Resultado do Exercício? Isto os ajudará a terem uma ideia sobre como a empresa está caminhando, concorda?
• Sendo uma empresa comercial, que tal destacar para os sócios a importância do controle de estoques. Mas como são apurados os custos destes estoques? Pela compra? Pela média? Acho bom explicar a eles. Isso é muito importante também.
• Além do planejamento financeiro, é importante para a empresa saber quanto pagará de imposto em cada regime tributário. Será que no começo a empresa poderá se enquadrar no Simples Nacional? Talvez você possa ajudá-los nisso também.
• Certamente eles nunca ouviram falar quais são os tributos que a empresa pode vir a ter que pagar. Aliás, será que eles sabem a diferença entre imposto e taxa? Quem sabe algumas noções sobre o Sistema Tributário Brasileiro (bem básico) não seja interessante?
• E o processo de abertura da empresa, isso você não pode deixar de explicar a eles, aliás, não deixe de falar dos tipos de empresas, eles precisam saber que existem vários tipos de pessoas jurídicas.

Bem, estas são apenas reflexões, a seguir procuraremos explicar mais detalhadamente o que esperamos que expliquem mais especificamente para os sócios da empresa através de um relatório.

O assessoramento a novos empresários requer do profissional contábil conhecimentos claros sobre os aspectos societários, jurídicos, patrimoniais e fiscais, por isso o primeiro passo a ser dado é conhecer no que consiste a atividade Contábil na prática.

Para que você tenha esta oportunidade desenvolva a atividade 1 a seguir. Ela trás depoimentos reais de profissionais da área, textos técnicos e informações que lhe darão um panorama geral sobre o seu trabalho de assessoramento aos novos empresários.

Atividade 01 – Vídeo, Leitura e pesquisa:

Apresentaremos algumas indicações de vídeo e leitura para nortear sua pesquisa para realização do seu relatório.

 Assista e leia as entrevistas listadas abaixo de profissionais da contabilidade. Eles descrevem a dinâmica da sua atuação profissional na gestão de escritório de contabilidade e em suas demais áreas de atuação.

Entrevistado Formato Link de Acesso
Agnaldo Pereira Texto https://bit.ly/2Z6pemt

Albertino Forne Vídeo https://bit.ly/2zb9AeY

Allyson Theodoro Texto https://bit.ly/2TlHhBI

João Fiorani Lozano Vídeo https://bit.ly/3cNuKyu

Odair Bergamo Vídeo https://bit.ly/3bNKy30

Cartilha do SEBRAE sobre como abrir sua empresa.

Disponível em: . Acesso em: 21 mai. 2020.

 Entenda: o que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa:

Ricardo Cici. Disponível em: . Acesso em: Mai 21 mai. 2020.

Diário de caixa e controle do fluxo de caixa produzido pelo SEBRAE. Disponível em:
. Acesso em: 21 mai. 2020.

 Legislação Tributária:

CHAVES, William Fernandes. Direito tributário: Vai empreender? O básico que você precisa conhecer! Migalhas, jul. 2018. Disponível em:
Acesso em: 22 mai. 2020.

MOREIRA, André Mendes; MACHADO, Sophia Goreti Rocha. Conceito de tributo e sua divisão em espécies. Revista Fórum de Direito Tributário – RFDT, Belo Horizonte, v. 13, n. 76, p. 71-90, jul./ago. 2015. Disponível em: https://sachacalmon.com.br/wp-content/uploads/2016/07/2015-Conceito- de-tributo-e-sua-divisao-em-especies-RFDT-761.pdf> Acesso em: 22 mai. 2020.

BRASIL. Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966. Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios. Brasília: Casa Civil, [1966]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5172.htm. Acesso em: 22 mai. 2020.

Vídeo do SEBRAE sobre como se beneficiar do Simples Nacional. Disponível em: Acesso em: 22 mai. 2020.

 Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro:

.pdf Acesso em: 21 maio 2020.
 Custo

MECCA, Marlei Salete; LIBARDI, Mariana; ECKERT, Alex. Viabilidade econômico-financeira para abertura de microcervejaria em roteiro turístico da Serra Gaúcha. REN-Revista Escola de Negócios,
v. 2, n. 2 jul/dez, p. 131-157, 2015. Disponível em: Acesso em: 21 mai. 2020.

SANTOS, Samuel Carlos Lopes et al. Análise de Viabilidade Econômica: um estudo para implementação de uma locadora de vídeo games na cidade de Angical Do Piauí. Revista Valore, V. 4,
P. 64-77, 2019. Disponível em: . Acesso em: 21 mai. 2020.

PEREIRA, Silvania; MACHADO, Caio Pisconti. Métodos de Controle de Estoques em uma empresa de Materiais de Construção no Noroeste Do Paraná. Revista de Administração do UNIFATEA, v. 14, n. 14, 2017. Disponível em: . Acesso em: 22 mai. 2020.

Agora que você tomou conhecimento sobre os principais aspectos da atividade contábil e dos principais elementos que compõem a gestão patrimonial, é o momento de você iniciar a orientação aos empresários esclarecendo a eles os principais aspectos da abertura da nova empresa.

Atividade 02 – Profissão Contábil

Baseado na atividade 1 que consistiu em assistir os vídeos e ler os materiais indicados elabore um resumo de aproximadamente 1 (uma) página sobre os seguintes itens:

a) Quais as principais contribuições dos vídeos e textos sobre o tema Atuação do Contador no Mercado de Trabalho?

b) Destaque os principais desafios apontados pelos entrevistados.

c) Destaque as principais competências profissionais apontadas pelos entrevistados.

d) Qual a importância de haver normas sobre a qualidade da informação financeira? Destaque a importância do CPC – 00 (R2) para orientar o trabalho da Contabilidade.

Atenção! Essa atividade fará parte do relatório final do seu trabalho.
Atividade 03 – Orientação aos Empresários:

Os sócios, durante a primeira reunião de trabalho, lhe fizeram algumas perguntas. Seu desafio agora é responde-las de forma simples e objetiva para que eles saibam os passos que estão sendo dados nesse processo de abertura de novo negócio.

Responda às questões a seguir, e atenção, suas respostas farão parte do relatório final do seu trabalho.

 Constituição da Pessoa Jurídica

I. Quais os tipos de pessoas jurídicas no Brasil?

II. Quais os documentos utilizados para constituírem os diferentes tipos de pessoas jurídicas no Brasil? Indique os órgãos de registro destes documentos.

III. Quais os principais registros necessários para constituir uma pessoa jurídica no Brasil? Não se esqueça de indicar a qual esfera de governo o órgão no qual é necessário o referido registro pertence: Federal, Estadual e Municipal.

IV. Explique qual o melhor regime tributário para abertura da empresa.

Depois de responder sobre o processo de abertura você como um bom profissional que é, tomou a iniciativa de tocar alguns pontos sobre a gestão da empresa.

Por isso, desenvolva um resumo baseado nas questões a seguir. Estas questões servem para nortear o seu trabalho. E mais uma vez atenção! Este resumo também fara parte do seu relatório final deste trabalho.
 Modelo de Controle de Caixa:

V. Explique a utilidade e a importância do controle financeiro de um negócio e a importância do fluxo de caixa para auxiliar os administradores de como utilizar os recursos financeiros e na tomada de decisão.
VI. Apresente um modelo de controle de caixa diário, semanal e mensal, retratando as
entradas e saídas, além dos compromissos futuros do negócio (coloque como anexo em seu relatório).
 Controle de Custos:

VII. Explique o que são custos fixos e variáveis e suas diferenças com despesas.

VIII. Apresente uma sugestão de controle de custos para ser utilizado na empresa.

 Planejamento Tributário de uma empresa:
IX. Explique o que é um tributo e quais são as espécies tributárias, bem como suas características?

X. Quais os tributos que incidirão na atividade da empresa em questão?

XI. Qual a sua opinião acerca da carga tributária da pessoa jurídica no Brasil? Ela é um impedimento para o empreendedor? Como fazer para reduzir a sua incidência?

Como você irá prestar contas periodicamente sobre a situação econômica e financeira da empresa, afinal esta é a finalidade da Contabilidade, explique aos clientes as Demonstrações Contábeis que entregará e sua periodicidade. Estas informações ajudarão seus clientes entenderem o que é um Balanço Patrimonial. Isso os ajudará na interpretação das informações.

 Demonstrações Contábeis:

XII. Seu desafio é explicar o conceito e a finalidade do Balanço Patrimonial. Após conceituar o Balanço Patrimonial, explique os principais grupos que compõem o Balanço Patrimonial:
a) Definição de Ativo;
b) Definição de Passivo;
c) Definição de Patrimônio Líquido;

Esta etapa também deverá resultar em um texto resumido que irá compor o seu relatório deste trabalho.
Atividade 04 – Relatório de Trabalho

Você deverá elaborar o relatório final do seu trabalho apresentando o resumo realizado na Atividade 2 e a solução da Atividade 3 utilizando os textos que você produziu em cada etapa. Não se esqueça de identificar cada item e sua respectiva solução.

Ao final do seu relatório elabore uma conclusão de aproximadamente 10 linhas sobre os principais conhecimentos que você adquiriu durante a execução deste trabalho.
Você deverá elaborar o Relatório de forma coesa e coerente com argumentos acadêmico-científicos de modo fluído.
 Está dispensada a elaboração da seção de Introdução e Sumário.

O relatório deverá conter:
CAPA (Deve conter: Nome da Instituição, Curso, Nome do aluno e Registro Acadêmico – RA, Título, Disciplinas, Nomes dos Tutores presencial e a distância, Ano e Cidade)
CONTRA CAPA (Nome do aluno e Registro Acadêmico – RA, Título, Disciplinas, Nomes dos Tutores, Ano e Cidade).
DESENVOLVIMENTO: O desenvolvimento do material precisa estar na sequência apresentada pelo roteiro a seguir:
– Resolução da atividade 2
– Resolução da atividade 3
– Resolução da atividade 4

REFERÊNCIAS: Sigam as normas da ABNT para fazer a lista das referências das obras que foram consultadas.

O seu tutor à distância estará à disposição para orientações. Atente-se para o prazo de envio da atividade.
A atividade deverá ser realizada INDIVIDUALMENTE.
ATENÇÃO: fiquem atentos para o prazo de envio da atividade.

Prestamos Serviço de consultoria e acessória acadêmica em Portfólios De Ciências Contábeis e Administração entre outros cursos UNOPAR e ANHANGUERA 1º a 8º semestre. NOSSO E-MAIL E SITE: E-MAIL 01: [email protected] E-MAIL 02: [email protected] SITE: www.consultoriaacademica10.com.br FONE (66) 9.9694-5762.

Comments

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked. *

Sucesso! Obrigado por seu comentário. Nós apreciamos sua resposta.
Você pode ter deixado um dos campos em branco ou estar postando muito rapidamente