R$ 100

O caso do bolo Natural Cake

1 of
Previous Next

Ad Details

Video

Description

O caso do bolo Natural Cake
A empresa Natural Cake é uma empresa do ramo alimentício Alma Natural, localizada na região Sul do Brasil, onde existem mais 5 empresas que atuam no mesmo nicho de mercado, sendo possível verificar a existência de barreiras financeiras à entrada de novas empresas no mercado, sendo a empresa muito conhecida em sua cidade – a qual possui cerca de 600 mil habitantes – e em seu estado, crescendo muito desde sua fundação no ano 2000. É uma empresa reconhecida por produtos de qualidade e com bom custo x benefício.
A Alma Natural tem em seu portfólio produtos variados do segmento natural/funcional: creme de avelã, pastas de amendoim, mini bombons, doce de leite zero açúcar, mel, óleo de coco, entre outros – todos com uma proposta natural e funcional. Ou seja, a diferença dos produtos da Alma Natural para os demais está nos ingredientes, os quais visam substituir os tradicionais ao dar preferência para insumos integrais, com baixa adição de açúcar e sem conservantes ou aditivos químicos, sem lactose ou glúten. Sendo assim, as receitas buscam equilibrar perfeitamente os ingredientes, trazendo sabor associado à saúde e bem-estar!
A partir de estudos de mercado e muito planejar estrategicamente, a Alma Natural decidiu inserir um novo produto no mercado: o Natural Cake, o qual consiste em misturas (massa de preparo) para bolo sem glúten e em embalagens de 500g e 1kg.
Para dar início a esta nova empreitada a empresa verificou a necessidade de desenvolver um projeto para este novo produto, visando não só à concepção de um produto de qualidade, mas que vá de encontro às expectativas de seu público-alvo!
Neste contexto, a empresa precisaria levantar vários pontos importantes como, por exemplo, alocação de recursos financeiros para este projeto, se haverá a necessidade de contratação de mais profissionais nas linhas produtivas para produzirem o Natural Cake, legislações ou prerrogativas legais que podem incidir sobre o novo produto ou o ambiente organizacional etc.
A empresa sabe que existe uma oportunidade de mercado colocando o Natural Cake em sua linha produtiva e, também, conhece e confia em sua equipe no que tange ao desenvolvimento de receitas diferenciadas para atender ao seu nicho com qualidade e excelência!
Desse modo esse será o cenário que você irá atuar a fim de contribuir para que a empresa Alma Natural elabore um bom planejamento para seu projeto, sendo capaz de realizar a gestão do mesmo em tempo hábil e de maneira satisfatória.
Para ampliar nosso olhar frente às associações que esta PTG propõe, vejam os trechos das notícias abaixo:
Proposta determina a impressão de um símbolo nas embalagens de alimentos para informar que contêm glúten.
[…] Para a vice-presidente da Federação Nacional das Associações dos Celíacos do Brasil, Heloísa Bade, é importante caminhar para a certificação dos produtos porque, ainda hoje, não é possível saber se o produto contém glúten ou não apenas pela inscrição.
A intolerância ao glúten tornou-se, porém, um fenômeno epidêmico e de escala global. Por isso, a substituição de pães e outros produtos convencionais por similares sem glúten constitui atualmente uma forte tendência de consumo. O problema é que a maioria das opções disponíveis no mercado está longe de corresponder àquilo que os consumidores esperam em termos de aparência, cheiro, gosto e durabilidade.
“Reconhecemos atualmente três condições para as quais se indica dieta sem glúten: a doença celíaca, a alergia ao trigo e a sensibilidade não celíaca ao glúten. A doença celíaca é uma disfunção crônica, de origem genética, que afeta 1,4% da população mundial e pode desencadear distúrbios multissistêmicos, com complicações graves quando não tratada. A alergia ao trigo é uma reação imunológica às proteínas desse cereal. Já a sensibilidade não celíaca ao glúten é uma condição que tanto pode ser provocada pelo glúten como por outros componentes do trigo, como os carboidratos rapidamente fermentáveis. Ao contrário da doença celíaca, não configura uma condição autoimune e seus sintomas, embora muitas vezes parecidos, não estão relacionados com complicações tão graves”, informa Capriles.
Para atender aos portadores dessas condições, mas também a um número muito maior de consumidores que, por motivos de saúde ou por mero modismo, resolveram eliminar, total ou parcialmente, o glúten de suas dietas, o mercado de alimentos sem glúten apresentou um crescimento espetacular, transitando de um pequeno nicho para uma tendência global.
Considerando essa expansão do portfólio de produtos da Alma Natural, você irá compor a gerência de projetos, auxiliando a organização em sua nova empreitada! Para tal, você deve responder as questões a seguir acerca da implementação do projeto do novo produto: a massa para bolo Natural Cake, em duas versões – embalagens de 500g e 1kg.
Os questionamentos apresentados a seguir foram então elaborados com base nas disciplinas ministradas ao longo deste semestre. A sua participação nesta atividade é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento das competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional.
ETAPA 1:
Como parte da equipe que desenvolve o projeto do novo produto da empresa Alma Natural, qual seja, o Natural Cake, em uma determinada reunião de planejamento, sua equipe recebeu uma proposta da equipe de marketing que consistia em enviar uma embalagem de 500g para todos os consumidores que adquirissem outros produtos da empresa Alma Natural sem qualquer identificação do produto.
Essa sugestão de estratégia de marketing teve como principais objetivos fazer com que o consumidor tivesse a sua curiosidade despertada ao receber um produto sem nenhum tipo de identificação e buscasse informações acerca do novo produto que estava sendo colocado no mercado pela empresa. Além disso, o envio do Natural Cake aos consumidores tinha como proposta fazer com que o produto pudesse ser experimentado pelo consumidor.
Diante dessa sugestão e, com base nos conhecimentos acerca do Direito do Consumidor, análise e responda aos questionamentos a seguir:
a) O Código de Defesa do Consumidor permite o envio de produto não solicitado pelo consumidor? Quais as consequências da adoção da estratégia de envio do produto ao consumidor?
b) As regras relativas aos direitos e às garantias que nossa legislação tutela aos consumidores, permitem o envio de um produto sem a sua identificação?
ETAPA 2:
De maneira geral, um Projeto configura um conjunto de ações diferente de tudo o que já foi feito até aquele momento (ou seja: cada projeto é único e, de certa forma, inédito), tendo objetivos específicos a serem alcançados e que tem recursos limitados para ser executado, associado a um prazo delimitado de começo, meio e fim!
Logo, com base em seus conhecimentos, frente à problemática expressa na SGA, responda às questões a seguir:
a) Todo projeto tem um objetivo claro do que deve ser realizado, sendo definido em termos de produto final, cronograma e orçamento. Sobre o caso apresentado na SGA, qual seria o objetivo (ou objetivos) do projeto voltado à elaboração do produto em questão (o Natural Cake), nas duas embalagens?
Neste contexto, é importante sustentar os objetivos do projeto (de maneira geral, um diagnóstico interno da organização associado à uma análise do ambiente externo sustentará o projeto como um todo, justificando os objetivos elencados). Sendo assim, é preciso justificar os objetivos de sua resposta com base em fatores internos e externos à organização.
b) Ainda, um projeto, antes que inicie sua execução deve ser muito bem planejado! O planejamento envolve a determinação do que deve ser feito (ou seja, o escopo do projeto), como será feito (atividades, sequências etc.), quem o fará (divisão de recursos, atividades e responsabilidades), quanto tempo demorará, quanto custará (orçamento) e quais são os riscos envolvidos no projeto. Sendo assim, visando que seus resultados sejam assertivos frente ao planejado, é preciso prever as possíveis falhas inerentes ao projeto a fim de que seja possível identificá-las previamente. Frente à SGA, cite ao menos três falhas que podem ocorrer no projeto em questão.
ETAPA 3:
Os gestores da Alma Natural Ltda sabem que, há tempos, existe a necessidade de ampliação da quantidade de mão contratada pela empresa, tanto no que se refere a colaboradores da produção quanto aos funcionários do corpo administrativo. Desse modo, uma vez que os estudos de mercado demonstram uma grande demanda para os novos produtos, a empresa resolveu então, para fins de atender plenamente os seus consumidores, contratar novos colaboradores. Além disso, a Alma Natural sabe também que, por se tratar de um produto que até então nunca fora produzido, será necessário um levantamento dos custos incorridos nesse novo projeto uma vez que tais custos serão o ponto de partida para a precificação dos novos lançamentos.
Após pesquisas realizadas pelo departamento de Pesquisa e Desenvolvimento e com as contribuições do Departamento de Planejamento, Programação e Controle da Produção, os custos iniciais previstas foram os demonstrados no quadro:
Quadro 1: Gastos totais para a produção dos dois produtos (500 Gr. r 1

Bids

Bid Stats : 0  Bids posted on this ad

Let’s Create Your Bid

Only registered users can post offers *

Ad Price

R$ 100

classiera loader

Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *

Success! Thanks for your comment. We appreciate your response.
You might have left one of the fields blank, or be posting too quickly